Introdução
Talvez você nunca tenha ouvido falar do Principado de Liechtenstein, um pequeno país situado nos Alpes.
Ele é pouco conhecido e, por isso, não recebe muitos turistas.
Apesar disso, Liechtenstein oferece paisagens deslumbrantes e uma cultura que preza pela tradição. Também é um destino tranquilo, ideal para quem quer evitar o turismo de massas.
Neste post, nós vamos te contar mais sobre o país, te dar dicas de o que fazer em Liechtenstein, como chegar, onde se hospedar e o que comer.
Dados sobre Liechtenstein
- Capital: Vaduz
- Idioma: alemão
- Moeda: franco suíço (CHF)
- 40.000 habitantes (2025)
- 6º menor país do mundo e 4º menor da Europa
Onde fica
Ele está localizado nos Alpes, sendo o único país do mundo que está inteiramente em território alpino. Ele faz fronteira com a Áustria e a Suíça e não tem acesso ao mar.
A distância entre Zurique e Vaduz é de 109 km. Munique está a 240 km e Innsbruck, 168 km.
Como chegar em Liechtenstein
A melhor forma de chegar é de carro desde Zurique. As estradas são boas e, além da vinheta, você não precisa pagar pedágios.
Não existe controle de fronteira entre a Suíça e Liechtenstein, o que facilita a entrada e saída.
Você também pode optar por ir de trem. De Zurique, você pode pegar o IC3 até a estação de Sargans e, depois, o ônibus 12E até Vaduz.
Se nenhuma destas duas opções te convenceram, também existe a possibilidade de um tour com motorista privado desde Zurique até Liechtenstein, Alemanha e Áustria.
Onde se hospedar em Liechtenstein
Se você estiver hospedado em Zurique ou em alguma cidade próxima, dá para conhecer Liechtenstein em um dia, sem precisar passar a noite lá.
Se você vier de mais longe, ou se estiver com vontade de aproveitar mais o país, existem várias opções de hotéis onde se hospedar em Liechtenstein.
Onde se hospedar em Vaduz
Se estiver procurando mais conforto, o Residence Hotel no centro de Vaduz é a opção perfeita para você. Ele oferece conforto a um bom preço, e fica bem no centro da cidade.
Agora, se você quiser sentir que realmente está em um principado, escolha o Park Hotel Sonnenhof. É um hotel de luxo em Vaduz, que se assemelha a um palácio. Ele tem vistas para os Alpes e está rodeado de vinhedos. Aproveite a piscina, os jardins e o fabuloso café da manhã.
Onde se hospedar em Malbun
Se está pensando em fazer turismo de montanha, a nossa recomendação é o Hotel Turna Malbun, nas montanhas de Malbun. Ele é rústico e alpino, mas oferece muito conforto. Não deixe de aproveitar o jacuzzi que fica do lado de fora, com vistas para as montanhas. Além disso, tem um restaurante no hotel que serve pratos regionais e um excelente café da manhã.

O que fazer em Liechtenstein
O que fazer em Vaduz
Você pode começar o seu passeio pela capital, Vaduz. A cidade está rodeada por montanhas e, em uma das colinas, está o imponente castelo de Vaduz, onde reside a família real.
Mesmo sendo pequena, existem várias coisas que fazer em Vaduz.
Comece o passeio pela Catedral de São Floriano, uma igreja neogótica do século XIX. Como curiosidade, ela foi palco de vários casamentos reais, incluindo o do príncipe herdeiro Luís com Sophie de Baviera em 1993.
Depois continue andando pela Städtle, a principal rua de Vaduz. Lá você vai ver o Parlamento e a Casa do Governo.
Se você tiver interesse em museus, a cidade tem algumas opções interessantes, como o Museu Nacional de Liechtenstein, o Museu de arte (Kunstmuseum), a Câmara do Tesouro ou o Museu do Selo.
Eu gostei muito da Câmara do Tesouro, porque é um passeio curto e barato (8 CHF por pessoa). Lá você poderá ver a coleção de tesouros do Príncipe, que conta com vários ovos da Fabergé, armas históricas e a famosa Coroa do Príncipe.
O Museu do Selo também é uma opção interessante. A entrada é gratuita e a exposição é pequena, não vai tomar muito do seu tempo. Você vai aprender a história do serviço postal do país e ver a coleção de selos e maquinárias antigas.
Uma parada que eu recomendo é no Centro de Turismo de Liechtenstein. Leve seu passaporte porque lá você pode conseguir um carimbo simbólico de entrada no país como souvenir. Aproveite e tire uma foto no cenário que montaram dentro com uma réplica de um trono.
Em frente ao Centro de Turismo, está o quilometro zero do país e, ao lado, uma miniatura do Castelo de Vaduz.
E se quiser comprar souvenirs, caminha um pouco mais até o final da rua. A Central Plaza é uma loja grande de souvenirs. Nós sempre levamos nossas visitas até lá!
Uma última recomendação do que fazer em Vaduz é a degustação de vinhos do Príncipe. Sim, o príncipe também tem vinícolas! No The Prince of Liechtenstein Winery, você poderá fazer uma degustação de vinhos por 42 CHF por pessoa.


Castelo de Vaduz
Depois de andar pela capital, suba a montanha em direção ao castelo.
Como ele é a residência oficial da família real, não é possível visitar por dentro. Mas eu recomendo subir e ver ele mais de perto.
Você pode caminhar por lá e tirar algumas fotos. As vistas são incríveis!
O que fazer em Malbun
Logo em seguida, continue subindo em direção a Malbun. Você não vai se arrepender!
São alguns quilômetros passando por Alpes e chalés de montanha. Suba sem pressa e vá parando onde tiver vontade. As vistas são incríveis!
Chegando em Malbun, o que fazer por lá vai estar determinado pela época do ano em que você for.
É um destino de resort de férias. No inverno, é frequentado por esquiadores. No verão, é um ótimo destino para descansar e fazer trilhas.
Uma dica que eu sempre dou de o que fazer em Malbun é subir o teleférico. As vistas são lindas tanto no verão como no inverno.
Você também pode se hospedar em um spa de inverno. Nós já recomendamos antes o Hotel Turna Malbun.
Castelo de Gutenberg
Outra opção de o que fazer em Liechtenstein é ir até Balzers para ver o Castelo Gutenberg.
Ele chama a atenção porque fica no alto de uma colina. É lindo de ver e fica lindo nas fotos, com as montanhas e os chalés alpinos ao redor.
O castelo pertence ao governo de país e só é possível o acesso em dias de eventos oficiais.
O que fazer em Schaan
Se você tiver um tempo sobrando no seu roteiro, dê uma passadinha em Schaan, a maior cidade de Liechtenstein.
Uma dica de o que fazer em Schaan é visitar a Igreja de São João Batista, que é o cartão postal da cidade.
Depois, caminhe pelas ruas da cidade, que é um pouco mais movimentada do que Vaduz.
Você vai ter a oportunidade de ver como vivem os locais, porque a cidade não é tão turística.
Por último, se você se interessar por cerveja, pode visitar a Brauhaus, a fábrica de cerveja de Liechtenstein. O tour com degustação custa 25 CHF por pessoa.
Pratos típicos – o que comer em Liechtenstein
Uma das melhores coisas que fazer em Liechtenstein é comer!
A culinária de Liechtenstein tem influências da gastronomia suíça e austríaca, com pratos simples, saborosos e confortantes, perfeitos para o clima alpino.
Os ingredientes mais usados são queijos, salsichas e batata.
Eu separei alguns pratos típicos que comer em Liechtenstein:
Käsknöpfle
Este é um prato típico da região alpina, similar ao käsespätzle.
É uma massa tipo macarrão feita a base de farinha e ovo. Ele é fervido e depois é servido com queijo de montanha derretido e cebola crocante por cima.
Ribel
Prato tradicional de Liechtenstein feito com fubá, água e sal, tipo uma polenta.
A mistura é fervida até grudar no fundo da panela e depois é mexida até desgrudar, formando pequenas bolinhas.
Ele pode ser servido com queijo, carnes ou até mesmo com compota de maçã.
Hafalaab
Uma das especialidades da gastronomia de Liechtenstein. São pequenos dumplings de trigo ou de farinha de milho.
Eles geralmente são servidos em uma sopa ou caldo, que pode ser acompanhado de carnes regionais.
Torkarebl
O Torkarebl é um prato similar ao mingau, feito com fubá, água, leite e sal.
Conclusão
Embora seja um país pequeno, uma visita ao pequeno Principado alpino vale muito a pena!
Existem várias coisas que fazer em Liechtenstein e vai ser uma experiência diferente ao que você está acostumado.