INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Fica na República Tcheca, na Europa Central, a 96 km da capital Praga
- A língua oficial é o tcheco.
- A moeda é a coroa tcheca
- Fuso horário: UTC/GMT +1
HISTÓRIA
Em 1838, um fato curioso mudou a história da cerveja para sempre. Naquela época, em pleno século XIX, a qualidade das cervejas produzidas na Europa tinha diminuído muito. Tanto era assim que, em uma localidade da Boêmia, no que hoje conhecemos como República Tcheca, foram jogados 36 barris desta bebida na praça da cidade por ser considerada de péssima qualidade.
Foi em Pilsen que a história da cerveja mudou para sempre. Já naquela época, a localidade contava com mais de 800 anos de produção de cerveja e, para os moradores, foi inadmissível ter chegado a uma qualidade tão baixa. Por isso, e visando melhorar seu produto, contrataram Josef Groll, mestre cervejeiro muito renomado na época para ajudar na produção de uma cerveja que elevasse outra vez o nome da cidade.
Groll deveria criar uma cerveja clara, dourada, com espuma branca e densa e um amargor agradável. Então, ele colocou em prática alguns métodos de malteação e fermentação em frio (lager) que tinha aprendido recentemente, e usou na sua receita ingredientes locais, como o lúpulo nobre de Saaz, para criar uma cerveja que agradaria a muitas gerações.
No dia 4 de outubro de 1842 apresentou sua criação aos moradores da cidade, que deram a ela o nome de Pilsner. A bebida logo ficou muito famosa na região e chegou a conquistar os paladares do mundo inteiro. Hoje, é o estilo de cerveja artesanal mais consumido do mundo.
Em Pilsen, a cidade para onde vamos viajar hoje, encontra-se a fábrica Pilsner Urquell e também um museu dedicado à história da cerveja. E, se bem que a cerveja foi o produto principal que permitiu o crescimento da cidade, ela também é famosa por outros monumentos. Neste post, vamos te contar os 10 lugares que você precisa conhecer e te daremos dicas de onde comer e onde se hospedar.
1# VISITAR A CERVEJARIA PILSNER URQUELL
Começamos este post falando da história da cerveja, então, a dica número um é a fábrica da Pilsner Urquell. Ela está situada a, mais ou menos, 1 km do centro antigo da cidade. Dá para chegar a pé e é um passeio bem gostoso de se fazer, pois o caminho está cercado por belos parques e prédios de fachadas incríveis.
As visitas são guiadas e dentro da fábrica também há um museu e um cinema panorâmico. Eles oferecem tours em inglês, tcheco, alemão, russo e francês, de terça a sábado. Mas, como isto pode mudar, é bom sempre verificar na página oficial da Pilsner Urquell. O tour custa 300 CZK e dura 1 hora e 50 minutos.
Na visita, você conhecerá a história da Pilsner Urquell e da criação da cerveja pelo alemão Josef Groll. O passeio também inclui uma visita às instalações originais, além das atuais. Você aprenderá como a cerveja é feita e poderá até mesmo provar os ingredientes usados na fabricação.
Se tiver ânimo, também recomendamos o museu da cerveja, que está no centro antigo da cidade, e que antes era uma antiga fábrica de bebidas. Ao contrário do tour pela fábrica, o museu conta a história da cerveja na humanidade em geral, além de na cidade.
NÃO FIQUE SEM O SEU TOUR GUIADO PELA FÁBRICA DA PILSNER
2# CONHECER A PRAÇA DA REPÚBLICA
A Praça da República, ou Náměstí Republiky, é a praça principal da cidade. Está no centro antigo e é um dos lugares mais belos. Quando foi concebida, no século XIII, era a praça mais grande da Europa. Na sua grande maioria, os prédios que a cercam pertencem aos estilos gótico ou renascentista.
Em 2010, foram instaladas três fontes de ouro, que representam as figuras do escudo de Pilsen (um anjo, um camelo e um galgo) cada uma em uma esquina da praça. Só uma das esquinas da praça ficou sem fonte de ouro, porque nela está a Coluna da Praga, uma lembrança de que a cidade sobreviveu à peste do século XVII.
Hoje em dia, na Náměstí Republiky têm lugar numerosos eventos, como exposições ao ar livre, concertos e mercados.
Vale a pena tirar algumas horas para andar pela praça e pelos quarteirões que a rodeiam, contemplando os prédios mais magníficos e variados que você possa imaginar.
3# VER A CATEDRAL SÃO BARTOLOMEU
É uma igreja gótica situada no centro da praça principal. Sua construção começou em paralelo com a fundação da cidade, mas só foi terminada no século XVI.
A catedral tem a torre mais alta da Chéquia, com 102 m. Se você quiser ter uma vista melhor da cidade, pode subir os 301 degraus que levam até o observatório da torre.
Horário de abertura: Igreja: de quarta a sábado (de abril a setembro) das 10:00 às 16:00 e de quarta a sexta (de outubro a dezembro) das 10:00 às 16:00. Horários especiais de dezembro a março. Torre: diariamente, das 10:00 às 18:00 Ingresso:
Mais informações aqui. |
4# IR À GRANDE SINAGOGA DE PILSEN
É a segunda maior Sinagoga da Europa e a terceira maior do mundo (só perde para Jerusalém e Budapeste). Isto se deve a que a população judaica na localidade sempre foi muito grande, desde o século XIV. Em um certo ponto da história, a cidade contava com cinco sinagogas.
Sua construção foi finalizada em 1888, seguindo o estilo arquitetônico mourisco-romano. As duas torres, embora sejam muito altas, no projeto inicial eram duas vezes maiores. O conselho municipal barrou o projeto porque não queria que a sinagoga fosse mais alta que a torre da Catedral de São Bartolomeu, a maior do país, e, por isso, diminuíram seu tamanho.
Hoje, na Grande Sinagoga celebram-se rituais religiosos e concertos, pois tem uma ótima acústica. O seu interior alberga até 2000 pessoas.
5# CONHECER O TEATRO DE PILSEN
A mais ou menos uns 100 metros da Grande Sinagoga, está o teatro da cidade, chamado J. K. Tyl. Ele foi construído entre 1899 e 1902. Hoje em dia, tem cerca de 18 estreias por ano, entre balés, óperas, musicais e dramas.
É uma ótima opção de lazer se você gosta de teatro. Se não puder ir ou o tempo estiver curto, vale a pena conhecer por fora, pois o prédio é lindo.
6# VISITAR O MUSEU PATTON MEMORIAL
Em 1945, já no final da Segunda Guerra Mundial, Pilsen foi libertada dos nazistas pelos soldados americanos, liderados pelo general George S. Patton. Embora conseguiram liberar a localidade, Patton e seu exército foram impedidos de chegar até Praga e, finalmente, o país acabou em mãos da União Soviética.
Por esta tentativa de evitar que eles caíssem nas mãos dos comunistas, os habitantes da cidade quiseram agradecer os soldados americanos criando este memorial, que é o único museu da República Tcheca dedicado ao exército dos Estados Unidos.
A exposição conta com armas, documentos, rações de campo e parafernália militar. Os veteranos e suas famílias doaram ao museu uma grande quantia de artefatos de guerra, entre eles, muitos objetos pessoais de Patton.
Horário de abertura: de quarta a domingo das 09:00 às 16:00 Ingresso: 70 CZK adultos e 40 CZK crianças, estudantes e maiores de 65 anos. |
7# VER O MONUMENTO “THANK YOU, AMERICA”
Seguindo a mesma linhagem do Patton Memorial, este monumento foi criado como forma de agradecimento aos americanos que liberaram a cidade das mãos dos nazistas. Consiste em duas colunas, uma escrita em tcheco e a outra em inglês.
Foi ideado por Oskar Kozák e erguido em 1946. Em maio de 1948 foi retirado e só voltaram a colocá-lo em 1990, depois da queda da União Soviética. Em 1995, voltaram a reformar o monumento.
8# VISITAR O MUSEU BOÊMIA OCIDENTAL
É um dos maiores museus da República Tcheca e consta de uma impressionante coleção de mais de 2 milhões de itens.
O museu tem uma das armarias mais antigas do país. A exposição conta com armas primitivas, rifles góticos e mosquetes da Guerra dos 30 Anos, que são considerados uma raridade na Europa.
Além disso, o museu conta com uma coleção arqueológica, uma coleção histórica e uma coleção de artes, além de uma biblioteca no estilo Art Nouveau.
Horário de abertura: de terça a domingo das 10:00 às 18:00 Ingresso: adultos 60 a 80 czk, crianças/estudantes/aposentados 30 a 40 czk |
9# IR AO MUSEU DE MARIONETES
Este museu está localizado na praça central da cidade, bem em frente à Catedral de São Bartolomeu. A exposição mostra a história dos títeres em Pilsen desde o final do século XIX.
Cada andar está dedicado a uma época diferente. A exposição conta com vídeos e marionetes. Os visitantes podem brincar com os títeres e criar seus próprios espetáculos.
Horário de abertura: de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 Ingresso: 60 CZK adultos e 30 CZK crianças, estudantes e maiores de 65 anos. |
10# CAMINHAR PELOS PARQUES
Nós visitamos a cidade em outubro, no outono. Tivemos muita sorte de poder caminhar pelos parques contemplando as cores do outono nas folhas das árvores e no chão. Os parques ficam absolutamente lindos nesta época, cheios de cor. Mas, mesmo se você for em outra estação, é um passeio muito recomendável e altamente relaxante.
Existe um anel de parques ao redor do centro da cidade. Foi criado onde, antigamente, ficava a muralha de proteção e dá uma volta quase completa ao redor do centro antigo.
Além de uma caminhada pelos parques para respirar ar puro, você também poderá sentar em alguma das cafeterias e restaurantes que há em frente a eles e tomar um café ou comer alguma coisa.
SEGURO DE VIAGEM
O seguro de viagem é um item indispensável para qualquer viagem e na República Tcheca é obrigatório. Por isso, não viaje sem um bom seguro que cubra suas despesas em caso de acidente.
Nós recomendamos o Seguros Promo, pois oferece ótimos preços e um serviço de qualidade, além de atendimento em Português até mesmo fora do Brasil.
ONDE SE HOSPEDAR
A Chéquia é um país barato, tanto para se hospedar como para comer. Nós te recomendamos buscar opções de hospedagem no centro antigo porque desse jeito você fica perto de todas as principais atrações e não precisa se preocupar com transporte.
Uma opção é o Hotel Central, de frente para a Praça da República, a alguns passos das principais atrações.
A nossa escolha foi o Hotel Victoria, um hotel 3 estrelas que fica a 1 km do centro antigo da cidade. Foi uma boa experiência, pois o hotel estava perto de tudo o que queríamos ver e o atendimento foi excelente. E, o melhor de tudo foi o preço, já que pagamos 47 euros por noite, com café da manhã incluído.
ONDE COMER
Existem muitas opções de restaurantes tradicionais e também de hamburguerias e pizzarias por lá. Nós recomendamos que você prove a comida tradicional da República Tcheca, porque é uma culinária muito rica e saborosa.
O centro antigo está recheado de opções de restaurantes bem gostosos. O que nós escolhemos para nosso almoço foi o Plzeňka Plzeň. Está a somente 100 metros da Praça da República e tem um ambiente bem típico tcheco, decorado ao estilo de uma cervejaria tcheca. Além disso, a comida é sensacional e o preço ótimo.
Nós pedimos três pratos, que custaram em torno de 140 CZK (30 reais / 5 euros) cada:
Joelho de porco ao molho de cerveja Pilsner com dumpling de batata.
Goulash tradicional tcheco com dumpling de pão.
Hambúrguer de peixe Thai com puré de batata e salada de espinafre e tomate.
Por último, a fábrica da cerveja também tem um restaurante muito bem valorizado, chamado Na Spilce.
O MELHOR TOUR GASTRONÓMICO EM PILSEN
COMO CHEGAR A PILSEN
A maioria dos turistas, chegam desde Praga e ficam um dia, ou um dia e uma noite, pois a cidade é rápida de conhecer.
Por essa proximidade entre as duas cidades, é fácil chegar até Pilsen, seja de transporte público ou de carro privado, porque existe uma estrada e uma linha de trem que unem as duas cidades.
O transporte público, seja ônibus ou trem, é frequente ao longo do dia e dura em torno de 1 hora e 20 minutos para chegar e o preço é de aproximadamente 100 czk (4 euros / 22 reais).
Outra opção é alugar um carro para sua viagem. A vantagem é que você terá flexibilidade de ir e voltar no horário que desejar. Esta opção só não é recomendável se seu intuito é beber cerveja, pois a tolerância para álcool no sangue na Chéquia é de 0,0 %.
ROTEIROS PERSONALIZADOS
Se quiser aproveitar ao máximo a sua viagem a Pilsen, nós podemos te assessorar na criação de um roteiro totalmente personalizado, que cubra todas as suas necessidades.
Garanta já uma experiência única através do e-mail aceitamosviagens@gmail.com ou do Instagram @aceitamosviagens
Pilsen é uma cidade que vale muito a pena conhecer. Se você gostou deste post, te convidamos a dar uma olhada no nosso canal, onde temos vários vídeos mostrando a cidade.