A Europa, também conhecida como Velho Mundo, é um continente fascinante, cheio de história, cultura e, claro, muitas curiosidades.
É o segundo menor continente do mundo, perdendo somente para a Oceania, e, mesmo assim, é rica em diversidades culturais e em história. Não é à toa que é conhecida como o berço da civilização ocidental.
Já foi dominada pelos romanos e por Napoleão, sofreu duas Guerras Mundiais, inúmeras guerras civis, diversas pandemias e, mesmo assim, continua sendo um dos continentes mais prósperos na atualidade.
Neste post, vamos te contar 10 curiosidades sobre a Europa.
LOCALIZAÇÃO
A Europa está situada no hemisfério norte e faz fronteira terrestre ao leste com a Ásia, ao norte, é banhada pelo Mar Ártico, ao sul pelo Mediterrâneo e pelo Mar Negro, ao leste pelo Mar Cáspio e ao oeste pelo Oceano Atlântico.
1# UMA DELIMITAÇÃO GEOGRÁFICA CONFUSA: É UM CONTINENTE OU UMA PARTE DA ÁSIA?
A primeira curiosidade da Europa que vamos te contar é sobre a geografia do continente. A Europa é um continente, isso você já sabe, mas alguns especialistas afirmam que o correto é classificá-la como uma península da Ásia. O motivo para pensarem assim é que a Europa não se encontra separada da Ásia por acidentes geográficos, como todos os outros continentes. Então, geograficamente, a Europa e Ásia são um continente só, a Eurásia.
Como existem muitos fatores históricos e culturais que marcam uma grande diferença entre ambos continentes, eles são classificados como dois continentes diferentes. Os territórios europeus chegam até os Montes Urais, uma cordilheira na Rússia, o Cáucaso e o Bósforo, na Turquia. Logo após eles, estende-se o continente asiático.
2# A EUROPA TEM 50 PAÍSES E ESTADOS INDEPENDENTES
Em total, a Europa está composta por 50 países, dos quais somente 27 formam parte da união econômica e política conhecida como União Europeia (UE).
Assim como a delimitação geográfica, a contagem de países que conformam o continente europeu também é confusa. Veja bem, como falamos antes, a separação geográfica da Europa e da Ásia acontece nos Montes Urais, no Cáucaso e no Bósforo. Por isso, alguns países, conhecidos como transcontinentais, pois ficam exatamente no meio da fronteira e pertencem aos dois continentes. Existem 7 países nestas condições: Turquia, Rússia, Cazaquistão, Geórgia, Azerbaijão, Armênia e Chipre.
3# EXISTEM CINCO PENÍNSULAS NO CONTINENTE EUROPEU
Dentro da Europa, encontram-se cinco penínsulas, sendo elas a península Ibérica (Portugal, Espanha, Gibraltar e Andorra), Itálica (Itália, San Marino, Vaticano), Balcânica (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Macedônia, Montenegro, Romênia, Sérvia, Kosovo e Turquia), Escandinávia (Noruega, Suécia, Finlândia) e Jutlândia (Dinamarca e norte da Alemanha).
4# FALAM-SE MAIS DE 200 IDIOMAS
Por mais que seja um continente relativamente pequeno, na Europa falam-se mais de 200 línguas diferentes, sendo o inglês o idioma com mais falantes.
Por mais que possa parecer que esse número de línguas é muito grande para um continente pequeno, vale lembrar que em vários países chegam a falar mais de duas línguas, como é o caso da Suíça, com 4 idiomas oficiais, ou da Espanha, com 1 idioma oficial e 4 idiomas cooficiais (além de outros dialetos e línguas regionais não oficiais).
Algumas dessas línguas, como o Basco e o Finlandês, são faladas somente no continente europeu. Outras, como o português, o espanhol, o inglês e o francês, foram levadas para outros continentes onde têm um grande número de falantes hoje em dia.
5# TEM ALGUNS DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO
Na Europa, também se encontram alguns dos países mais ricos do mundo. A maior parte dos países europeus são muito fortes economicamente e alguns deles estão entre os mais ricos do mundo.
Se temos em conta o PIB per capita, Luxemburgo é atualmente (2022) o país mais rico da Europa, com 140.649 $ per capita. A Irlanda é o segundo país mais rico da Europa (124.596 $) e a Suíça é o terceiro (84.658 $).
Estes países têm taxas muito baixas de desemprego, estabilidade política e económica, um padrão de vida alto, além de segurança, desenvolvimento tecnológico e outros fatores que fazem que atraiam empresas e investidores. Luxemburgo, por exemplo, é a sede da Amazon e da Skype.
6# O CONTINENTE QUE MAIS CONSOME CHOCOLATE
Outra curiosidade sobre a Europa diz respeito ao chocolate. É o continente que mais consome chocolate no mundo.
A Suíça é o berço do chocolate ao leite e casa de algumas das marcas mais famosas do mundo (Lindt, Nestlé, Toblerone). O país alpino não só revolucionou a indústria de chocolates, como também é a nação que mais consome este produto. Em 2021, estima-se que cada suíço comeu 11,6 kg de chocolate, segundo a Statista, seguido da Alemanha, com um consumo de 5,7 kg de chocolate por pessoa.
E a Europa não é só a maior consumidora, senão também a maior exportadora de chocolate do mundo. A Alemanha é o país que mais exporta, tendo um total de 16,4 % das vendas mundiais, seguida pela Bélgica (11 %) e Itália (7,6 %).
7# O PAÍS MAIS PEQUENO DO MUNDO ESTÁ NA EUROPA
A diversidade na Europa é muito grande, por isso podemos encontrar desde grandes nações até microestados.
O país mais pequeno do mundo está no território europeu. Trata-se do Vaticano, com 0,44 km2 e 825 habitantes, uma cidade-estado criada por Roma para ser a sede da Igreja Católica Romana.
Além dele, existem outras cidades-estados como Mónaco e países pequenos como San Marino e Liechtenstein. Todos eles, é possível conhecer em tão só um dia.
8# ALGUNS DOS PAÍSES MAIS PEQUENOS DO MUNDO
Por ser um continente longevo, além de muita história, podemos encontrar alguns dos países mais antigos do mundo, como é o caso de San Marino, uma micronação que está localizada no norte da Itália. É um dos países mais antigos do mundo e o mais antigo da Europa, ja que formação data-se do ano 301.
Na Europa também está o país com o nome mais antigo do mundo, a Bulgária. O reino foi estabelecido em 621 e, desde então, seu nome não mudou. Vem do latim medieval e significa “homens que vêm do Bolg”. O nome se refere aos antigos habitantes da região do rio Volga (antigamente conhecido como Bolg).
9# LIVRE CIRCULAÇÃO PELA MAIOR PARTE DO TERRITÓRIO
Alguns países da UE assinaram um tratado, o acordo de Schengen, junto com outros países do continente europeu para facilitar a circulação de pessoas. Graças a ele, podemos circular livremente pela Europa sem passar por controles de fronteiras.
De todos os 27 estados da UE, somente Irlanda ficou de fora do acordo, enquanto Bulgária, Croácia, Chipre e Roménia estão em processo de inclusão (Croácia anunciou recentemente que se unirá dia 1 de janeiro de 2023). Outros estados, como Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia, não fazem parte da UE, mas se aderiram ao Acordo Schengen, junto com três microestados: Mônaco, Vaticano e San Marino.
Em relação aos voos, eles são domésticos entre os países assinantes e não possuem controle de fronteira.
Esta curiosidade facilita bastante a vida dos viajantes, pois não é necessário se preocupar com vistos e fronteiras para conhecer a maior parte dos países da Europa.
10# EUROPA, UM CONTINENTE DE REIS
Ainda podemos achar várias monarquias no continente europeu, sendo uma delas a mais antiga do mundo.
Países como Bélgica, Dinamarca, Espanha, Países Baixos, Noruega, Suécia, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte são reinos e têm uma monarquia hereditária.
Existem também outras formas de monarquia, como o Grão-ducado de Luxemburgo, o Principado de Liechtenstein, o Principado de Mônaco, o Principado de Andorra e a Cidade do Vaticano.
Mesmo que a Coroa Britânica seja a mais conhecida mundialmente, a casa real dinamarquesa é a monarquia mais antiga da Europa e Hans Adam II, o Príncipe de Liechtenstein, é atualmente o monarca mais rico da Europa.
Fascinante, verdade? Conte para nós qual destas curiosidades da Europa mais te surpreendeu!
1 comentário em “10 curiosidades da Europa que você precisa conhecer”